Todos sabem da importância da atividade física para saúde e bem-estar, muitas correntes
hoje dizem que o exercício é o novo remédio pois seus efeitos benéficos são inúmeros e cada dia descobrem novos benefícios que uma simples caminhada ou uma atividade mais intensa podem promover, mas por que então no Brasil somente 30% da população é fisicamente ativa*?
A resposta que muitos dirão é que não tem tempo, o que podemos traduzir como “não é minha prioridade”, e se forçarmos um pouquinho mais, chegaremos no famoso “é chato”.
Assim como muitas pessoas não comem verdura e legumes porque “não gostam”, apesar de serem fundamentais para a saúde, o gasto em saúde só no Brasil ronda os 9% do PIB, ou seja, em torno de 180 bilhões de reais, que poderiam ser fortemente reduzidos com o aumento da atividade física e a melhora na alimentação.
Mas meus amigos médicos, psicólogos, coaches sabem muito bem que o ser humano não age por questões racionais, somos movidos pelo nosso cérebro límbico, emocional, que responde muito mais rápido aos estímulos e tem uma força muito maior. Algumas indústrias por não poderem contar com o racional a seu favor, desenvolveram fórmulas para atrair seus clientes.
Por exemplo, nada dentro de um McDonalds é por acaso, suas cores, sons, cheiros são desenvolvidos para atrair o lado emocional das pessoas, seu slogan “amo muito tudo isso” não tem nada a ver com alimento, Mc Lanche Feliz, Ronald, tudo foi feito pensado em atrair o lado emocional. A Coca-Cola idem, seu formato, cores, propagandas tudo voltado ao apelo emocional. E não para só nesses gigantes, até redes varejistas pensam no cheiro e na música que irão tocar, já que esses tem poder para acalmar e te colocar num estado mais relaxado e propício para aceitar uma sugestão de um vendedor. Posso em outro post falar mais sobre Persuasão, Pré-Suasão e Estados, mas não é o objetivo desse agora.
O que podemos concluir de tudo isso? Que o Fitness precisa se renovar, parar de apelar para o lado racional e entender melhor como funciona a fisiologia cerebral!
Para assim, podermos ajudar ainda mais pessoas e nossa sociedade como um todo. No próximo post, falarei sobre Gamificação, Realidade Virtual e novas tecnologias no mundo do Fitness!
*Fonte: IHRSA Latin America Report 2017